Published: Sun, May 13, 2018
Medical | By Marta Holmes

Atendimento ao eleitor será feito sem agendamento de 7 a 9…

Atendimento ao eleitor será feito sem agendamento de 7 a 9…

A movimentação na frente do posto do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ) na cidade começou por volta das 8h da manhã, antes mesmo da abertura da unidade, às 9h.

O atendimento nos cartórios será realizado inclusive durante o final de semana.

Termina na próxima quarta-feira, 9, o prazo para as pessoas transexuais e travestis pedirem o uso do nome social, no título de eleitor, para as eleições deste ano. Quem ficou mais de três eleições sem votar ou justificar sua ausência nas urnas, por exemplo, deve regularizar a situação. Para fazer o cadastramento é necessário ter em mãos o RG, comprovante de endereço, título de eleitor e, quando houver alteração no nome a respectiva certidão. Isso tudo para quem perdeu os prazos deste ano ou de anos anteriores. Confira se sua situação eleitoral está regular.

More news: Did Korea progress strike final blow to Iran nuclear deal?

- Se você sabe onde estará no dia das eleições (nos dias 7 e 28 de outubro), é possível solicitar o voto em trânsito. O voto é obrigatório para os brasileiros a partir dos 18 anos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. O prazo termina nesta quarta-feira (9).

A decisão pela possibilidade da utilização de nome social foi tomada de forma inédita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão administrativa.

Para quem já fez o cadastro biométrico, a versão digital do título de eleitor virá com a foto.

More news: Nanoco (LON:NANO) Earns Buy Rating from Peel Hunt

"Sem o comprovante de votação, ou de quitação de suas obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos, tais como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa".

5 - Eleitor com mobilidade reduzida: aqueles que desejam comunicar à Justiça Eleitoral sua condição para que votem em seção com acessibilidade precisam comparecer ao cartório.

More news: Ed Sheeran's wealth up £28m in a year, rich list shows

Like this: